Aguarde... Carregando arquivos.

Sobre

Entidade foi fundada em abril de 1951

De acordo com a “Ata da PrimeiraReunião Pró-Construção do Abrigo para a Velhice Desamparada de Garça”, lavradano dia 9 de abril de 1951, a iniciativa da fundação do atual “Lar dos VelhosFrederico Ozanan” foi do padre Luso da Cunha Sornas, seis anos antes da chegadados religiosos redentoristas à cidade.

1ª - reunião - O padre Sornas promoveu umareunião no salão paroquial da Paróquia São Pedro, às 20h, com o objetivo deformar uma comissão que dirigiria a construção do abrigo para idosos. Naocasião, convocou os paroquianos Bruno Ferreira, Abelardo Ferraz Rolim,professor José Porfírio, Antônio Ferraz Rolim, Paulo Carvalho Lopes, LudovicoFerrari, Rodolfo Gonçalves, Menoti Baraldi, Albano Vizoto, João Manzano, José Dezan, Francisco Scudeler, Antônio Romano,Sizenando Machado, Armando Artioli, Roque Ferreira, Jaime Pimentel, JoséColombai, Vicente Bertone, entre outros.

Ao final da reunião, ficou decido que o padreSornas seria o presidente da comissão, tendo como 1º secretário Paulo CarvalhoLopes e 1º tesoureiro Ludovico Ferrari.

A "Campanha dos Tijolos" - Inicialmente, decidiu-se que seria feita a Campanha dos Tijolos, com acooperação de todas as colônias radicadas em Garça. Para tanto, foram escolhidostrês membros de cada nacionalidade ou descendência:

Colônia Brasileira: José Ribeiro de Andrade,Paulo Loyola Miranda e Aracy Soares.

Colônia Portuguesa: Joaquim Teixeira Ribeiro,Joaquim Brito e José Barreto.

Colônia Espanhola: Manoel Joaquim Fernandes,Vicente Bosquê e Pedro Gimenes.

Colônia Italiana: Sílvio Sartori, FamíliaFrabetti e Roque Arone.

Colônia Síria: Alfredo Farud, Alfredo Cotait,Alfredo Lutfi e Ersen Baracat.

Colônia Japonesa: João Tarora, Hideji Takeishi,Takeo Toyota, Zimzaburo Jamato, Shin-Tchi Fujikawa, Denta Takiuti, HatiroOshira e Yukiyassu Maebata.

Novos desafios - A Campanha dos Tijolos, realizada há 55 anos, foi decisiva para aconstrução do Lar dos Velhos e deixou transparecer o espírito de solidariedadedos Garcenses da época, que deixaram belos exemplos de amor e desapego aos seusdescendentes que vivem atualmente na cidade.Mas hoje, a preocupação dos novos diretores do Lar dos Velhos é investir emelhorar os serviços prestados aos idosos e na qualidade de vida dos quemantemos na Entidade; atualmente mantemos 64 (sessenta e quatro) idosos emregime de acolhimento institucional que dependem totalmente da Entidade. Procuramos além das necessidades básicas,oferecer atividades lúdicas, culturais, esportivas e, também uma maiorinteração entre a família, comunidade e idosos. Tudo isso, dentro do mesmoespirito cristão dos fundadores da Obra Unida, que provaram que é possívelconstruir um mundo melhor através do trabalho voluntario e da união das forças.